Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado realizam vasta programação em alusão a campanha “Outubro Rosa”

A programação está sendo realizada pelas secretarias e órgãos públicos visando conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce.

Outubro é marcado pela cor-de-rosa. A tonalidade faz alusão à campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado aproveitam o período para incentivar através da campanha o autocuidado que as mulheres devem ter com a saúde. A Prefeitura de Fortaleza está realizando diversas ações ao longo deste mês, sobretudo no âmbito da saúde, como forma de chamar a atenção sobre o tema.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza atividades educativas e serviços de prevenção e diagnósticos. Nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) será realizada uma ampla programação com palestras e rodas de conversa, abordando temas como conscientização do autoexame e importância do diagnóstico, papel da alimentação na prevenção do câncer de mama, autoestima feminina, o impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico da doença. Acontecerão também mutirões de solicitação de exames de mamografia, oferta de testes rápidos e exames citopatológicos, bem como uma busca ativa de pacientes que estão na fila de espera para mamografia.

O prefeito José Sarto observa que a campanha busca sensibilizar as mulheres sobre o autocuidado, já que o câncer de mama é um dos mais recorrentes e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os índices de mortalidade. Segundo o prefeito, é muito importante que as mulheres façam o autoexame, adotem hábitos saudáveis e busquem fazer exames de rotina. As unidades básicas de saúde elaboraram uma decoração específica sobre o Outubro Rosa, e terão apresentações musicais e disponibilizarão serviços de beleza e brindes. As mulheres poderão também ter acesso a uma consulta e ao exame de mamografia.

Engajamento

Outros órgão e equipamentos públicos do município também se engajaram na campanha Outubro Rosa. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) instalou iluminação especial rosa na Praça Portugal, Jangadinha (Beira-Mar), Estátua de Iracema (Volta da Jurema), Estátua de Iracema (Messejana), Catedral, Hospital da Mulher e Praça do Cristo Redentor. No Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, estão agendadas atividades de limpeza de pele e palestras educativas nos dias 08, 15 e 28 deste. E nos dias 07, 08, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro, serão ofertados exames citopatológicos para as colaboradoras da unidade hospitalar. O dia 29 encerra a campanha às 14 horas, com evento no auditório em parceria com o Movimento Outubro Rosa Ceará.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementará ações de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero em blitze realizadas em diversos pontos de Fortaleza, como parte da campanha “Eu salvo vidas, não só no trânsito.” Durante as ações, os agentes de trânsito vão dialogar com a população feminina e distribuir material informativo sobre prevenção e diagnóstico das doenças.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) lançaram campanha para arrecadar sutiãs e absorventes higiênicos. Os materiais serão doados à Associação Toque de Vida, organização sem fins lucrativos que apoia mulheres mastectomizadas ou que se encontram em tratamento contra o câncer de mama. Outra ação realizada pela Seuma e pela Seinf é a Sessão Filme Rosa, que traz a indicação semanal de filmes de superação que contam as histórias de mulheres que tiveram câncer de mama.

O Instituto de Previdência do Município (IPM) e a Procuradoria-Geral do Município também promovem ações internas para evocar a campanha do Outubro Rosa, tendo a cor como principal símbolo. Haverá a realização de fotos com os servidores usando rosa, assim como a distribuição de laços e máscaras.

Governo do Estado

Secretarias e órgãos públicos estaduais também programaram atividades para este mês de outubro, alusivas aos cuidados com a saúde da mulher. O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), por exemplo, está com uma programação especial para o mês que já iniciada na sexta-feira passada. Além da iluminação do prédio do IPC com a cor do movimento, foi instalado um stand no espaço. O local terá modelos de mamas de silicone para demonstração prática sobre as formas corretas de fazer o autoexame para detecção precoce das lesões. O IPC vai, ainda, ampliar vagas para exames de mamografia. O equipamento disponibiliza 40 vagas por dia para o exame e, durante outubro, oferecerá 60 vagas diariamente.

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) instalou iluminação noturna no Palácio da Fazenda, localizado na sede I, que fica na Avenida Alberto Nepomuceno. O Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) promove uma série de ações para o “Outubro Rosa” durante todo o mês. E na sexta-feira passada, primeiro dia da campanha, foi inaugurada a iluminação da fachada na Sede da Secretaria da Administração Penitenciária em alusão ao outubro rosa. Também foi iniciada a arrecadação de lenços para doação em instituições de tratamento de câncer. Além de atividades na sede da secretaria, as unidades prisionais também terão programação especial.

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está engajada na campanha, tendo realizado na sexta-feira, dia 1º de outubro, uma ação entre seus servidores e colaboradores, com direito a painel temático e placas divertidas para fotos, decoração cor-de-rosa e mesa com biscoitos e chocolate quente.

Mamografias

O Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), oferta 600 exames de mamografia para mulheres e homens. As solicitações, que devem ser feitas por meio das Unidades Básicas de Saúde (Fortaleza) e das Secretarias Municipais de Saúde (demais cidades). Em homens, a realização da mamografia é necessária quando há indicação médica, após avaliação. No HGCC, este público poderá agendar o exame a partir da solicitação do profissional de saúde.

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) elaborou uma rota para o Ônibus Lilás neste mês de outubro, com onze municípios cearenses sendo beneficiados. A unidade móvel leva atendimento às mulheres em situação de violência. Com serviços de assistência social, jurídica e psicológica, o veículo percorrerá as localidades de São Benedito, Morada Nova, Paraipaba, Trairi e Itapajé, além de atender pela primeira vez os municípios de Ibiapina, Mucambo, Russas, Mulungu, Palmácia e Baturité. A iniciativa integra a programação da SPS para o Outubro Rosa.

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA