Operação Enem 2020: 640 profissionais de segurança reforçam a fiscalização em 115 municípios cearenses

Para reforçar a fiscalização durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizada neste domingo (17), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) vai mobilizar 640 profissionais para participarem da Operação Enem 2020 no Estado.

Ao todo, 715 escolas de 115 municípios do Ceará estão preparadas para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todo o Estado, 30 locais de transferência de provas já começaram a receber os malotes. Integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) serão empregados em ações para garantir a segurança e a logística na aplicação do exame nas escolas.

No dia da prova, representantes das vinculadas e de órgãos estaduais e municipais comporão o Gabinete de Gestão Integrado (GGI), instalado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSPDS, em Fortaleza. A implantação do GGI permite que as ocorrências sejam acompanhadas em tempo real e que seus representantes acompanhem o trajeto dos veículos responsáveis pelos malotes de provas, que serão escoltados por viaturas da Polícia Militar, a partir das primeiras horas do domingo, além de gerenciar eventuais incidentes.

Além das vinculadas da SSPDS, participam da operação de logística a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Secretaria da Educação (Seduc), Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Enel (concessionária de energia elétrica), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE).

Redação Ceará Agora