Governo do Ceará entrega mais 35 leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na manhã desta sexta-feira (16), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), realizaram a entrega de mais 35 leitos de enfermaria na unidade de campanha anexa ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), ampliando a capacidade de atendimento do hospital para 234 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 208 enfermarias e 26 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Também estiveram presentes o diretor do HGWA, Denys Briand, e o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.

Camilo Santana destacou que a entrega dos novos leitos foi viabilizada por meio da parceria com a iniciativa privada. “Várias empresas têm colaborado e têm doado o financiamento dessa estrutura. Esta aqui foi uma parceria do grupo Marquise e do Hapvida, que fizeram a doação dessa estrutura. Isso mostra o espírito de solidariedade e parceria da iniciativa privada nesse momento desafiador da pandemia no Ceará. Então, quero fazer esse registro de agradecimento às empresas que têm colaborado neste momento para o Ceará e para os cearenses. O único objetivo aqui é salvar vidas e proteger os nossos irmãos cearenses”, garantiu.

Na presença da equipe de profissionais de saúde que vão trabalhar na unidade, o titular da Sesa destacou a importância das parcerias para que o Governo do Ceará continue a desenvolver ações eficientes para combater a pandemia. Ações que tiveram destaque em um estudo divulgado esta semana pela Science, uma das revistas científicas mais importantes do mundo. “Isso mostra a capacidade e liderança do governador em conduzir isso, e a disponibilidade e inteligência do povo cearense que sabe colocar a coisa certa no lugar certo no tempo certo”, afirmou Dr. Cabeto.

Na oportunidade, o diretor do HGWA agradeceu às equipes de saúde e ressaltou o empenho para acolher a população cearense. “O Governo do Ceará, através da Secretaria de Saúde, tem demonstrado um empenho gigantesco, sem parar de trabalhar para ofertar o melhor dentro das nossas condições atuais. Esse anexo vem demonstrar e concretizar isso. Além dos leitos que nós temos dentro do hospital, construímos com o apoio da iniciativa privada esse anexo para que todos cidadãos possam ser tratados com dignidade, segurança e qualidade”.

Para Flávio Deulefeu, essa união tem o propósito de salvar vidas. “O resultado de todo esse trabalho se concretiza com vidas salvas. Temos que agradecer a todos e fortalecer a importância do distanciamento social. Continuamos em um cenário grave, precisamos manter a atenção. É importante continuar com a vacinação, o governador tem buscado cada vez mais essa imunização para todos. Temos a certeza que estamos no caminho correto e vamos passar por tudo isso”.

5 mil novos leitos no Ceará

Com a entrega dessas novas unidades, a rede estadual de saúde agora conta com quase 5 mil leitos para acolher e atender pacientes com Covid-19. O governador Camilo Santana anunciou que mais leitos serão entregues nesta sexta-feira (16) em Sobral. “Com os 60 leitos que vamos abrir na unidade de campanha lá de Sobral, que deverá funcionar a partir de hoje à noite, nós vamos ultrapassar 5 mil leitos só Covid. Só comparar com o ano passado, nós chegamos a quase 3 mil leitos. Ou seja, são praticamente 2 mil leitos a mais do que no pico da primeira onda no ano passado. Então, é um esforço muito grande de ampliação dos leitos para atender à população cearense”.

Vacinação

O chefe do Executivo Estadual lembrou que o Ceará recebeu na madrugada desta sexta-feira (16) o 14° lote de vacinas contra a Covid-19. O novo lote contém 93.200 doses da CoronaVac/Sinovac e 141.500 da Oxford/AstraZeneca.

“Elas já estão separadas e sendo transportadas para todos os municípios cearenses. Se tem uma coisa que o Governo tem feito, a Secretaria da Saúde, é agilidade na distribuição de vacinas imediatamente quando chegam. Isso é fundamental para que a gente possa vacinar o mais rápido possível a população do Estado do Ceará. A nossa luta continua. Nós não vamos descansar enquanto não vacinarmos toda a população cearense”.

Mantenha o distanciamento social

Ao final da transmissão, o governador Camilo Santana frisou que ainda é necessário manter o distanciamento social para salvar vidas e aliviar a pressão nas unidades de saúde. “Vamos vencer essa Covid-19 para que a gente possa voltar à normalidade, nos encontrar, nos abraçar, que é tudo isso que nós desejamos ao povo cearense e ao povo brasileiro”.

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by