Fortaleza chega a 242.745 vacinados com a primeira dose contra a covid-19

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta segunda-feira (29), 242.745 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 98.737 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.
A logística implantada ao longo do último fim de semana incorporou maior celeridade à campanha. Ao longo do sábado e do domingo (27 e 28), 33.293 idosos foram contemplados mediante confirmação de agendamento após cadastro pela plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).
Para descentralizar o atendimento, 42 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação, incluindo os shoppings RioMar Kennedy e RioMar Papicu; a Arena Castelão e o Centro de Eventos, atuaram exclusivamente para otimizar a segunda fase da campanha de vacinação. Apenas no último domingo (28), a estratégia alcançou 18.377 idosos acima de 68 anos, configurando o recorde diário do número de vacinados até então.
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, detalhou e celebrou os indicadores obtidos desde o início da campanha de vacinação contra a doença. “Incluindo a primeira e a segunda fase da campanha de vacinação, até o momento, 161.636 idosos receberam a primeira dose do imunobiológico. Ao mesmo tempo, 80.875 trabalhadores da saúde também foram contemplados com a D1”, informA.
Já em relação às segundas doses, administradas mediante o cumprimento do intervalo adequado, os números seguem animadores. Dos 98.737 fortalezenses contemplados, 35.279 são idosos e 63.458 são trabalhadores da saúde. “Lembrando que a segunda dose da CoronaVac é aplicada 28 dias após a primeira. Já a vacina de Oxford/AstraZeneca demanda um reforço após 90 dias, ou seja, três meses. E nós estamos cumprindo essas diretrizes. Quem não recebeu é porque ainda não está no prazo”, assegurou.
A administração municipal reforça a importância do cumprimento da data e do horário estabelecido. A medida visa evitar transtornos e aglomerações desnecessárias. “O nosso apelo é para que a população cumpra as orientações enviadas via WhatsApp, via e-mail e também disponibilizadas no portal da Prefeitura. O cumprimento da data, do horário e do local evita transtornos para si e para o próximo”, reforça.

OE