Em reunião com Queiroga, Camilo pede recursos para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

O governador Camilo Santana (PT) esteve nesta quarta-feira,1, em Brasília, para uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No encontro, o chefe do executivo estadual formalizou o pedido de credenciamento e habilitação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), inaugurado no último dia 25 de novembro. Camilo também pediu empenho do ministro para a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O Ceará já tinha feito essa solicitação [para credenciamento] anteriormente, porém o Ministério só inicia a habilitação após o início do funcionamento do hospital. Como ele já começou a funcionar, nós viemos reforçar esse pedido, como também a substituição das ambulâncias do Samu, outra demanda anterior, o ministério tinha feito uma licitação, mas não conseguiu adquirir as ambulâncias”, explicou o governador, destacando que todos os 184 municípios cearenses contam com ao menos uma ambulância do Samu atualmente.

De acordo com Camilo, a abertura do HRVJ ocorre de forma gradual, considerando a complexidade dos serviços a serem implantados. “O HRVJ começou a funcionar seus leitos de UTI, cirurgias, imagens laboratoriais, mas conforme o plano de atuação apresentado durante a inauguração, até abril ele estará funcionando 100%. É por isso que a secretária executiva de Atenção à Saúde da Sesa, Tânia Coelho, ficará aqui para resolver isso, já que o equipamento já está funcionando desde a semana passada, e nós viemos aqui solicitar o apoio do Ministério da Saúde”, ressaltou o governador.

OPOVOonline