Deputados e servidores da Assembleia Legislativa participam da Unale 2021

O protagonismo das Assembleias Legislativas no cenário pós-pandemia foi o tema em discutido.

Deputados e servidores da Assembleia Legislativa participaram, nesta quarta (25/11) e quinta-feira (26/11), da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O protagonismo das Assembleias Legislativas no cenário pós-pandemia foi o tema em discutido.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), que participou da abertura da Conferência da Unale, ressaltou que a AL elaborou protocolos de proteção sanitária para que os parlamentares e servidores voltassem às atividades com toda segurança.

“Nós, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, criamos protocolo de biossegurança para a retomada dos trabalhos e estamos dia a dia apreciando matérias e desenvolvendo projetos para viabilizar o retorno às atividades de forma segura”, assinalou.

O parlamentar elogiou também a oportunidade que a conferência proporcionou para aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Para ele a “troca de experiência com diversos parlamentares do Brasil é extremamente importante para o debate sobre as perspectivas do País neste momento em que estamos avançando contra o coronavírus”.

Evandro Leitão participou ainda da reunião do Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e foi eleito vice-presidente do colegiado, que escolheu o deputado Alex Redano (Republicano), da Assembleia de Rondônia, como presidente.

Na ocasião, Evandro Leitão destacou a mobilização feita pela AL e entidades parceiras para garantir o cadastramento da população cearense, possibilitando com isso que mais de 60% das pessoas já estejam com o esquema completo de vacina.

O parlamentar falou ainda deste momento pós-pandemia e do lançamento do Move CE, ferramenta que promoverá diálogos e articulações para fortalecer a economia cearense, que foi fortemente impactada com as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento do vírus.

Já o secretário da Unale no Ceará, deputado Sérgio Aguiar (PDT), ressaltou que o encontro discutiu estratégias de trabalho dos parlamentos através da interação entre todos.

Segundo ele, a conferência resultou no fortalecimento das assembleias legislativas junto aos brasileiros.

“É assim que a Unale se torna protagonista nessa discussão de fazer com que os legislativos estaduais procurem cada vez mais estarem andando pari passu com aquilo que a sociedade deseja, almeja e necessita e, principalmente, com o que a sociedade deseja de nós parlamentares”, assinalou.

*Rede Legislativa

Ao mesmo tempo em que os deputados participavam da conferência da Unale, os servidores da Assembleia Legislativa marcaram presença no IV Encontro Nacional da Rede Legislativa de Governança e Gestão.

Na oportunidade, a controladora da Assembleia Legislativa, Sílvia Correia, apresentou o modelo de gestão de riscos da Casa.

Segundo ela, é utilizada uma metodologia para mitigar riscos e tratar falhas ou fragilidades apontadas pelo Controle Interno e Controle Externo.

“É muito importante compartilhar com outras assembleias, inclusive para observarmos se estamos no caminho e aprimorar cada vez mais o nosso modelo de gestão”, salientou.

A servidora da Ouvidoria Parlamentar da AL Isabel Chaves frisou a importância da participação no encontro, que permitiu interagir com profissionais de outras ouvidorias e especialistas da área, nas discussões sobre metodologia de trabalho, resultados, além da troca de experiências.

A servidora do Departamento de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa, Natércia Rios, disse que a conferencia da Unale contribuiu para trazer novas ideias e experiências inovadoras de outros estados para a implantação no Poder Legislativo.

A presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Cristiane Leitão, esteve presente ao evento.

Para ela, a “troca de experiências é muito importante para perceber que o Parlamento cearense é protagonista e inovador em muitas áreas, em especial no que se refere à responsabilidade social”.