Cronograma de retorno gradual às atividades escolares divulgado

Em meio a uma visita à Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, no bairro Vila Velha, nessa segunda-feira (26), o prefeito de Fortaleza José Sarto Nogueira (PDT) divulgou o cronograma de retorno gradual das atividades presenciais nas escolas municipais da Capital. Com previsão de retomada para o dia 8 de setembro, no formato híbrido, e utilização de 50% da capacidade do colégio, o calendário apresentado está dividido em etapas, que vão desde ações de sensibilização, formação sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem a volta escalonada por séries às aulas presenciais.

FOTO THIAGO GASPAR

De acordo com a divisão do cronograma, está previsto que, na primeira etapa, as turmas do Infantil III, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental IV sejam contempladas, ou seja, 33,2% dos alunos matriculados. Já na segunda, serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – o que representa 61,3% dos estudantes da rede. Por fim, a última etapa abrange os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando, 100% dos alunos da rede municipal.

Diante desta distribuição, pretende-se que, ao final de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tenham retornado às aulas presenciais, porém, mediante um rodízio semanal – contando com a realização de aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e atividades domiciliares na semana seguinte. Divisão que seguirá a ordem da chamada da classe. Por exemplo, se uma turma tem 20 alunos, serão formados dois grupos: o primeiro sendo constituído por estudantes de número 1 a 10 e o segundo com alunos de 11 a 20, como explica a secretária de educação do município, Dalila Saldanha.
“A cada semana a gente vem com um grupo, iniciando pela última etapa da educação infantil e a primeira do ensino fundamental, nas semanas seguintes vai completando os ciclos, até que, a partir de 20 de setembro, a gente esteja com a metade dos estudantes da rede municipal, no caso 120 mil, em aulas presenciais, e a outra metade em atividades domiciliares”, detalhou.

Demais etapas
Dentre as etapas em execução para o retorno presencial ao ambiente escolar, destaca-se a imunização dos trabalhadores da educação. Iniciada em 29 de maio, a fase segue vacinando professores e demais profissionais da área, com estimativa de conclusão para o mês de agosto. Conforme Sarto, em live de apresentação do cronograma, esta etapa será “crucial para a volta, de maneira segura, às atividades educacionais presenciais”.

Em paralelo à imunização, a rede municipal de ensino está no período de sensibilização de gestores escolares. Etapa que, segundo cronograma, consiste na realização de encontros e seminários híbridos para que os envolvidos neste retorno gradual possam lidar, em segurança, com o atual momento. “Toda a rede municipal está sendo assessorada por profissionais de psicologia, com uma preparação voltada para falar sobre este momento de pandemia que estamos vivendo, com professores, diretores, pais de alunos e alunos. Isso é muito importante porque estamos vencendo a pandemia, mas a pandemia ainda está aí e é preciso que todos permaneçam obedecendo os protocolos sanitários”, destaca Sarto.

Além da vacinação e da sensibilização, haverá, entre os dias 16 e 17 de agosto, uma avaliação diagnóstica de rede em todos os alunos do Ensino Fundamental, com o fito de identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes, assim como planejar as estratégias de intervenção a serem adotadas pelo município. As avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática serão realizadas, ineditamente, de forma censitária com todos os discentes das turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da EJA.

Na avaliação do chefe do Executivo municipal, a medida é uma ferramenta para que os profissionais da educação atuem incisivamente nas áreas em que os alunos mais sofreram baixas com a paralisação das aulas presenciais. Não há que se falar em perda irreparável porque nosso aluno é brilhante, nosso professor é dedicado, nossa evolução em todos os indicadores tem sido sempre crescente, e Fortaleza vai inaugurar essa experiência motivadora para as outras cidades. Essa avaliação é fundamental para sentir o que nós perdemos e saber o que precisamos para recuperar esse tempo perdido”, considerou.

Estrutura e segurança
De acordo com a gestão municipal, todas as 581 unidades escolares foram vistoriadas e passaram ou estão passando por adequação para fins de adaptação da estrutura, conforme estabelecido em protocolo sanitário de combate à Covid-19, que engloba medidas como a instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar.

No que se refere à segurança de alunos e profissionais da educação, serão distribuídos equipamentos de proteção individual (EPIs). Materiais como máscaras de tecido, aventais, toucas, sapatilhas irão ser entregues em conformidade com a especificidade de cada etapa de ensino. Somados aos equipamentos acima, materiais e insumos como pulverizador, termômetro, álcool em gel e os dispositivos para uso, sabonete líquido, água sanitária e garrafas squeeze para uso individual também já foram obtidos ou seguem em fase de recebimento.

Acolhida
Para além dos cuidados no intuito de evitar a disseminação do novo coronavírus e de suas variantes nos ambientes escolares, segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME), a preocupação também é com o aspecto emocional e psicológico de profissionais, alunos e pais envolvidos no retorno às atividades escolares presenciais.
Desse modo, uma das estratégias a serem desenvolvidas pela pasta é a realização de um processo de acolhida e transição para a comunidade escolar. Para tal, a secretaria ofertará o Serviço de Psicologia Escolar, mediante o Ciclo de Cuidados, respeitando as diversas realidades emocionais e pessoais. A iniciativa visa “criar um clima escolar saudável e possibilitar mecanismos de saúde emocional para lidar com as inseguranças que o momento de retomada pode causar”.

OE