Câmara concede o Título de Cidadão e a Medalha Boticário Ferreira ao governador Camilo Santana

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene nesta segunda-feira (18) para a outorga da Medalha Boticário Ferreira e a entrega do título de cidadão de Fortaleza ao Governador Camilo Santana. As homenagens foram solicitadas pelos vereadores Adail Júnior (PDT) e Cláudia Gomes (PTC), respectivamente. Com o plenário lotado de deputados federais, estaduais, vereadores, secretários municipais e estaduais, prefeitos, os convidados também ocuparam as galerias, o auditório Ademar Arruda, e o espaço de Convivência prefeito Barros Pinho, onde a sessão foi transmitida ao vivo. A solenidade foi presidida pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente do Poder Legislativo Municipal.

A mesa solene contou com as presenças de Isolda Cela, vice-governadora do Ceará; deputado Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa; deputado Federal Leônidas Cristino; Roberto Cláudio, Prefeito de Fortaleza; desembargador Durval Aires Filho, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Gladyson Pontes; desembargadora Maria Nailde Pinheiro, presidente do TRE-CE; vereador Adail Jr, primeiro vice-presidente da CMFor; vereadora Cláudia Gomes, terceira secretária da CMFor.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Cláudia Gomes afirmou que decidiu apresentar o projeto de decreto legislativo, concedendo o título de cidadão ao governador Camilo Santana, por sua contribuição a Fortaleza e ao Estado do Ceará. “Gostaria de iniciar o pronunciamento parabenizando o senhor Governador pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento de Fortaleza e Ceará, sendo merecedor dessa outorga. Seu currículo é extenso e justifica essa homenagem”, ressaltou.

Disse a parlamentar que a ação política de Camilo é fruto do trato com seu povo. “Em Fortaleza, através do projeto Juntos por Fortaleza, o senhor vem trazendo muitos benefícios. Na Saúde, a criação de Policlínicas, Postos, Centro de Imagens, novos leitos no Hospital de Messejana. Na Área de Segurança, a criação de áreas integradas; o Ceará Pacífico; a posse de novos policiais; reforço da força de segurança, através do policiamento do Ronda e do BpRaio”, detalhou.

Observou que na Educação, o destaque é o programa Avance, pioneiro no país, que concede bolsa universitária e facilita o acesso do estudante ao ensino superior. Citou ainda, o ensino integral profissionalizante, a criação de Centros de Idiomas na rede estadual. “Vale lembrar o imortal Monteiro Lobato que disse que o país se faz com homens e livros. Na área de economia em sua gestão aconteceu a modernização do Aeroporto Pinto Martins, com a vida do HUB de conexão área. Nos recursos hídricos, inaugurou a barragem do Rio Cocó, eliminando as inundações, entregou do papel da casa a milhares de pessoas daquela região. Realizou a urbanização das margens do Rio Maranguapinho e a Urbanização do Dendê, entre outros projetos”.

“Tive a honra de apresentar esse projeto, que é concedido exclusivamente pelos seus méritos e trabalho em prol dos fortalezenses. É visível o desgaste dos políticos, mas temos homens que se destacam por seu espírito público. É com muita honra que entregamos hoje ao senhor essa nova certidão de nascimento”, frisou a vereadora.

Em seguida se pronunciou o vereador Adail Júnior, autor da concessão da Medalha Boticário Ferreira ao governador. “Hoje a Câmara faz esse reconhecimento. A medalha tem o nome de um homem à frente do seu tempo, assim como é o governador. Camilo é um defensor da democracia e dos direitos humanos, é um homem honrado e compromissado com o povo de nosso estado e de nossa cidade. Feito para liderar e ser espelho,” observou.

“Politico moderno e dinâmico, ele vem realizando algo que muitos achavam impensável. Manteve o Ceará nos trilhos, mesmo diante de uma grave crise que o país passou. As obras não tiveram o cronograma alterado. Prova de sua competência é que o Ceará teve um aumento de 1,37% do PIB, e isso vem refletindo em Fortaleza. Vem fazendo muito pelo Ceará e por Fortaleza ao lado do melhor prefeito do Brasil, investindo mais de R$ 2 bilhões na capital”, asseverou.

“Em 2 de junho essa parceria deixou uma marca no meu querido Antônio Bezerra. Lá foram feitas várias assinaturas de praças, areninhas e outros equipamentos. Toda a Regional III foi beneficiada, Essa verdadeira aliança do bem, sem dúvida, é um grande impulso para todos que trabalham pelo desenvolvimento de Fortaleza. Afinal o Estado não para. Contudo nada se assemelha a valorização do ser humano. O governador faz isso com maestria. Em seu recente aniversário ele não quis festa sofisticada e comemorou na Igreja na Vila Velha, cercado de amigos e do povo, o local ficou pequeno. Assim é o nosso homenageado simples, sem vaidades. Com essas breves palavras tentei apresentar um pouco de Camilo. Ele desenvolve suas ações colocando sua marca em tudo que faz. Parabéns governador!” concluiu o parlamentar.

Em seguida a vereadora Cláudia Gomes fez a entrega do título de Cidadão ao Governador e ato contínuo o vereador Adail Júnior entregou a Medalha Boticário Ferreira.

Em suas palavras de agradecimento, o governador ressaltou a alegria em estar na Câmara recebendo a maior comenda da casa, a Medalha Boticário Ferreira e o Título de Cidadão da Capital. Em três anos e meio, tenho tido várias emoções, por conquistas como na Educação Pública, que tem obtido os melhores resultados do Pais. Alcançamos índices históricos e hoje nossa Educação é modelo para vários estados do Pais. Fiz uma lei criando Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2017 o Ceará alcançou a meta prevista para 2024. Com isso mais alunos chegando a Universidade, só no ano passado foram 17 mil. Sei que esse é o caminho certo para o desenvolvimento de um povo e de um país”, pontuou.

Segundo Camilo, na Economia, o Ceará tem sido exemplo de solidez fiscal e por isso o Ceará teve o maior investimento do país, o que tem proporcionado mais emprego e melhoria de vida a população. “Na nossa capital temos realizado diversas obras, de infraestrutura, saúde e segurança pública. Na Saúde estamos construindo o IJF 2, que em breve estará funcionando. Cito ainda, a urbanização do morro Santa Terezinha, do Maranguapinho, e a consolidação do Parque do Cocó. Vamos ampliar as câmeras de videomonitoramento e as equipes do Raio”.

Destacou que o combate à violência passa por ações de prevenção. “Isso estamos fazendo na Educação, com os projetos sociais e com a redução das desigualdades. Foi com esse olhar que conquistamos o maior Hub aéreo do Nordeste. Fomos mais além, e garantimos a multiplicação de voos internacionais partindo de Fortaleza, saindo de 8 para mais de 50 semanais, e um aumento significativo nas rotas nacionais”.

“Quero agradecer a Câmara, em especial o presidente Salmito Filho e os vereadores Cláudia Gomes e Adail Júnior. Isso só aumenta minha responsabilidade. Quero agradecer a equipe do governo do Estado, meus familiares, minha esposa Onélia e meus filhos Pedro e Luísa, que têm compreendido minhas ausências. Meus pais Eudoro e Ermengarda, meus exemplos; meus irmãos; amigos e ao querido povo de Fortaleza e do Ceará. Vocês representam essa fortaleza que está dentro de mim, que me faz ter mais vontade de trabalhar. Sei dos desafios que temos para transformar a cidade, mas não são superiores a nossa força e vontade de superação. Seguiremos firmes em busca de mais vitórias. Muito obrigado!” finalizou.

Perfil

Camilo Sobreira de Santana é casado com Onélia Leite Santana e pai de dois filhos, Pedro e Luisa, é um defensor incansável da Democracia, das liberdades individuais e dos direitos humanos. Nascido na cidade do Crato, no tradicional Cariri cearense, herdou dos pais, o ex-deputado Eudoro Santana e a assistente social Ermengarda Santana, o olhar solidário e comprometido para as pessoas do campo e da cidade. Em casa, aprendeu que é responsabilidade de todos a busca de uma sociedade humanizada e justa.. É engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor do CENTEC, em Juazeiro do Norte. Iniciou sua vida pública como servidor público federal concursado, tendo ocupado, entre 2003 e 2004, a superintendência adjunta estadual do principal órgão público de meio ambiente do País, o Ibama.

No primeiro governo Cid Gomes (2007-2010), tornou-se Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Implantou importantes programas que melhoraram as condições de vida dos agricultores, proporcionando linhas de crédito, equipamentos, assistência técnica e segura safra para milhares de produtores rurais. Iniciou o maior programa de regularização de terras do Ceará, que entregou o Título de Propriedade para mais de 50 mil agricultores cearenses.

Em 2010, foi o Deputado Estadual mais votado do Ceará, eleito com 131.171 votos. No segundo governo Cid Gomes, Camilo assumiu a Secretaria das Cidades, quando impulsionou no Ceará o programa “Minha Casa, Minha Vida” e grandes projetos urbanos e ambientais, como o Maranguapinho e o Coco, beneficiando milhares de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza.

Desde de janeiro de 2015, está à frente do Governo do Estado do Ceará, onde vem imprimindo sua marca pessoal alicerçada no diálogo, na proximidade com a população e na transparência. O foco de sua gestão são as pessoas e a busca de caminhos que levem o Ceará ao desenvolvimento econômico e social capaz de garantir qualidade de vida aos cearenses. Em fortaleza junto com o prefeito Roberto Cláudio implantou o programa “Juntos por Fortaleza.”

No Responses

  1. Pingback: Dylan Sellers 15/08/2020
  2. Pingback: pkv games 20/08/2020
  3. Pingback: uniccshop.bazar 26/08/2020
  4. Pingback: you can look here 09/09/2020
  5. Pingback: cheltenham chauffeur service 18/09/2020
  6. Pingback: w88 22/09/2020
  7. Pingback: classic facebook 26/09/2020
  8. Pingback: omega replica watches 14/01/2021
  9. Pingback: buku mimpi 4d bergambar 05/03/2021
  10. Pingback: fake rolex 07/04/2021
  11. Pingback: microsoft exchange online plan 3 26/06/2021
  12. Pingback: adsl teknik servis 28/06/2021
  13. Pingback: shop cvv online 22/08/2021
  14. Pingback: online wig store 02/09/2021
  15. Pingback: white house market link 04/09/2021