Bolsonaro: ‘Poder não precisa mais de intermediação’

Logo depois de ter sido diplomado em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez um discurso conciliatório, no qual pediu o apoio de todos os brasileiros e exaltou o papel das redes sociais no processo eleitoral deste ano. “Vivenciamos um novo tempo, as eleições de outubro revelaram uma nova prática. O poder popular não precisa mais de intermediação”, afirmou.

Eleito com forte presença nas redes sociais e com pouco tempo de televisão, Bolsonaro exaltou o papel da internet na corrida presidencial afirmando que “as novas tecnologias permitiram uma nova relação entre eleitor e seu representante”. O futuro presidente tem se destacado, ainda, por fazer parte considerável dos principais anúncios do novo governo – como divulgação de nomes de ministros – através das redes sociais, dispensando a intermediação de órgãos oficiais ou da imprensa.
O presidente eleito chegou ontem (10) ao plenário do TSE ovacionado e cumprimentou os convidados com um sinal de continência, que foi respondido com gritos de ‘mito’. Em discurso de dez minutos, fez acenos à classe política, cumprimentando o ex-presidente Fernando Collor, presente na cerimônia, e chamando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de “companheiro”.

Bolsonaro deixou de lado o tom crítico adotado durante a campanha em relação à lisura do processo eleitoral, exaltou o voto popular e a atuação do tribunal. O eleito agradeceu os 57 milhões de votos obtidos no segundo turno da disputa e pediu apoio dos que não o escolheram para presidente. “Aos que não me apoiaram, peço a sua confiança para construirmos juntos um futuro melhor para nosso país”, disse.
Ele afirmou ainda que, a partir de 1º de janeiro, será o presidente dos 210 milhões de brasileiros. “Governarei em benefício de todos, sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião”, afirmou.

Rosa Weber
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, defendeu os direitos humanos e as instituições democráticas em seu discurso durante a cerimônia de diplomação do presidente eleito e do vice, general Hamilton Mourão (PRTB). “A democracia não se resume a escolhas periódicas por voto secreto e livre de governantes. É também exercício constante de diálogo e de tolerância, de mútua compreensão das diferenças, de sopesamento pacífico de ideias antagônicas, sem que a vontade da maioria busque suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários e, muito menos, tolher ou comprometer-lhes os direitos constitucionalmente assegurados”, afirmou.

Rosa lembrou que, na data, comemoram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela terceira Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, nos pós-guerra, e subscrita pelo Brasil. Para a ministra, refletir sobre o documento não é mero exercício teórico, mas um exercício que se impõe a governantes e governados. “Nunca nos esqueçamos: os diretos fundamentais da pessoa humana, além de universais, são inexauríveis”, disse Rosa, acrescentando que todos têm “direito à vida, à liberdade, à segurança e o direito a ter direitos.”

A ministra afirmou, ainda, que o princípio democrático “reside não só na observância da ordem jurídica, mas também no respeito aos grupos em situação de vulnerabilidade”.
Ela citou como exemplo os refugiados, e disse que o Brasil precisa acolhê-los da melhor forma possível porque é signatário, há décadas, de tratados internacionais que tratam do tema. “O Estado brasileiro encontra-se comprometido com os direitos humanos”, afirmou a presidente do TSE. “Por isso, senhor presidente eleito, é de inegável relevo o compromisso de Vossa Excelência de que o respeito pela supremacia da Constituição será o norte do governo”, concluiu.

Transição
A diplomação marca o início da segunda fase do governo de transição, com a montagem das equipes do segundo e terceiro escalões, o que pode ter reflexos na base do governo no Congresso. A primeira etapa da transição, de formação de ministério, foi concluída neste domingo (9) com a escolha de Salles, do partido Novo, para o Meio Ambiente – a 22ª pasta do futuro governo.

Compareceram à cerimônia autoridades como o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha, o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Ives Gandra Martins Filho, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes, o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL), o presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), José Robalinho, e políticos como a deputada eleita Carla Zambelli (PSL-SP), o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), o presidente do PRTB, Levy Fidélix, e vários ministros do futuro governo, como Paulo Guedes (Economia), Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Tereza Cristina (Agricultura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

Do atual governo, estavam os ministros Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Grace Mendonça (Advocacia-Geral da União). Entre os familiares do presidente eleito, participaram da cerimônia os filhos Flávio (eleito senador), Carlos (vereador no Rio de Janeiro) e Eduardo Bolsonaro (reeleito deputado federal).

Fonte: oestadoce.com.br

No Responses

  1. Pingback: sviluppo personale 22/06/2020
  2. Pingback: 7lab pharma steroids for sale 26/06/2020
  3. Pingback: huong dan dang ky 12bet 03/09/2020
  4. Pingback: Rock Island Armory VR80 04/11/2020
  5. Pingback: quality home service 28/11/2020
  6. Pingback: Regression testing 01/12/2020
  7. Pingback: best hemp extract oil 07/12/2020
  8. Pingback: Tree Service contractor 12/12/2020
  9. Pingback: wigs for women 17/12/2020
  10. Pingback: sell dumps online 23/12/2020
  11. Pingback: rolex podr��bka 23/01/2021
  12. Pingback: Samsung SP-M225W manuals 23/01/2021
  13. Pingback: Tow Mansfield 15/02/2021
  14. Pingback: DevSecOps 17/02/2021
  15. Pingback: 메이저놀이터 01/03/2021
  16. Pingback: Study in Nigeria 26/03/2021
  17. Pingback: microsoft exchange online plan 1 26/06/2021
  18. Pingback: prevent keylogging 03/07/2021
  19. Pingback: benelli super black eagle 3 17/07/2021
  20. Pingback: hack instagram account 23/07/2021