Anvisa alerta sobre funcionamento de aeroportos e portos

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem publicado portarias e técnicas para orientar a população a respeito dos cuidados com o novo vírus. A novidade desta semana vai para o funcionamento de aeroportos e portos.


As aeronaves com menos de 19 assentos devem ter disponíveis suprimento à base de álcool em gel 70% para higienização das mãos e EPIs  para tripulação, além de promover a limpeza da aeronave.

Já os serviços aeromédicos, além de cumprir as orientações acima, devem seguir, também, todas as medidas adotadas em um hospital comum, como uso de máscaras, luvas e capotes.

Nos portos, destacam-se as orientações para embarcações de transporte de passageiros, em linhas marítimas ou fluviais regulares, como ferry boats, barcas, balsas e catamarãs. É preciso  monitorar os casos de coronavírus, bem como notificar e encaminhar, imediatamente, os casos suspeitos.

Para quem trabalha nos portos e nas embarcações é obrigatório o uso de máscaras, caso haja casos suspeitos da doença é indicado o uso, também, de avental, óculos e luvas.

A higienização dos locais comuns, como saguões, banheiros, além de elevadores, corrimões e cadeiras deve ser intensificada tanto nos portos quanto nos aeroportos.

Fonte: Agência Brasil ( Imagem: aeromagazine)