Vice-governadora e cônsul da Espanha debatem ações de intercâmbio para alunos de escolas públicas

Nesta terça-feira (15), a vice-governadora Izolda Cela recebeu o cônsul-geral da Espanha no Nordeste, Gonzalo Fournier. O encontro foi realizado na sede da Vice-Governadoria e contou com a presença do assessor para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Hélio Parente, e do capitão da Marinha do Brasil, Deusmar Moraes.

“O cônsul espanhol nos propôs uma maior aproximação e um maior fortalecimento de questões importantes como língua, cultura e educação. Tivemos na Secretaria da Educação durante muito tempo parcerias com a embaixada espanhola e o Instituto Cervantes para formação de professores. Agora, com os novos Centros de Línguas, vamos retomar e fortalecer essas parcerias para realizarmos intercâmbios de estudantes e professores da rede pública com o apoio do governo espanhol”, destacou Izolda Cela.

Durante a reunião, foram tratados outros temas, entre eles, as pesquisas sobre questões climáticas e correntes marítimas, que estão sendo realizadas em parceria com cientistas espanhóis e brasileiros, na costa cearense. Também foram discutidos investimentos no turismo no Estado por empresas espanholas.

Para Hélio Parente, “a reunião com o cônsul foi muito boa, pois grandes empresas da Espanha têm interesse em investir no Ceará. Também temos o tratado do Mercosul com a comunidade europeia que pode estimular e incentivar várias empresas da Europa a investir não só no Ceará, como em todo Nordeste”.

FONTE: ASCOM GOVERNO DO ESTADO

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by