Vereadora quer instituir Programa de Segurança nas Escolas Públicas de Fortaleza

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de indicação (0365/2019), de autoria da vereadora Priscila Costa (PRTB), que visa criar o plano municipal “Escola Segura”. A iniciativa deverá ser administrada através de uma parceria institucional entre as Secretarias de Saúde, Educação e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.
De acordo com o projeto, entre as atribuições das secretarias, a de Saúde, deverá elaborar um plano de trabalho no sentido de promover políticas públicas relacionadas ao suporte e monitoramento de saúde psicológica dos alunos, podendo, se necessário, estabelecer parceria institucional, sem ônus para o município.
A secretaria de Educação deverá elaborar uma proposta pedagógica municipal estabelecendo calendário de ações periódicas contendo: palestras, mini seminários, rodas de conversas sobre comportamento psicossocial, saúde psicológica e temas ligados a observar sintomas da depressão.
Já a secretaria de Segurança Cidadã criará um plano de segurança pública com foco na prevenção de atentados nas escolas, capacitando colaboradores que trabalham diretamente com o monitoramento de entrada, permanência e saída das escolas no sentido de identificar atitudes suspeitas relacionadas a atos terroristas, homicidas e suicidas.
“Estamos nos deparando com fatos de extrema violência em ambiente escolar, uma realidade antes vista em outros países, mas que a cada dia vem preocupando país, alunos e colaboradores que passam boa parte do dia nas escolas. O nosso projeto visa a criação de uma política pública ampla, tendo como base: saúde, educação e segurança através de ações voltadas para prevenir atos de violência nas escolas”, enfatizou Priscila Costa.

Da redação.

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by