Dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado rebatem o resultado do levantamento da ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz, que aponta Fortaleza como a nona cidade mais violenta do mundo. Na pesquisa do mexicanos utilizaram dados referente ao ano de 2018, de cidades com mais de 300 mil habitantes, e no caso de Fortaleza, o estudo também levou em consideração números referente a Região Metropolitana.
De acordo com a ONG, em 2018 Fortaleza teve taxa de 69,15 homicídios a cada 100 mil habitantes. Colocando a Capital cearense como a segunda mais violenta do País, atrás apenas de Natal no ranking nacional. Mas para a SSPDS os números não representam a realidade. O órgão negou que fortaleza seja a segunda cidade mais violenta no Brasil “O estudo não revela a metodologia utilizada para se chegar ao referido levantamento e cita uma taxa errada de 69,15 por 100 mil habitantes. Nos dados divulgados pela SSPDS, que sempre prezou pela transparência de informações, em 2018, foram registrados 1.482 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em Fortaleza, o que corresponde à taxa de 56 por 100 mil habitantes, em uma população de 2,643 milhões” explicou o órgão em nota.
Segundo a SSPDS Fortaleza aponta uma redução de homicídios nos últimos anos “contabilizou uma redução de 25,1% em comparação a 2017, caindo de 1.979 para 1.482. A Secretaria reforça ainda que Fortaleza vem no seu 13° mês seguido de quedas nas mortes violentas”. A pasta salienta que “só neste ano, contabilizando janeiro e fevereiro deste ano, a capital já registra uma diminuição de 63,2% em comparação ao mesmo período do ano, passando de 285 para 105 ocorrências. Já o Estado do Ceará, acumula 12 meses de redução”.
OE
No Responses