Prêmio Frei Tito homenageia Irmã Inês pelo trabalho com pessoas em situação de rua

Atendendo requerimento do deputado Renato Roseno (Psol), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira, 10, às 16h, na Praça do Ferreira, a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos à religiosa Inês Barros de Lima, conhecida como Irmã Inês (in memorian).

O requerimento, que foi subscrito pelos deputados Júlio César (Cidadania), Walter Cavalcante (PDT) e Augusta Brito (PCdoB), ressalta que Irmã Inês era carinhosamente chamada de “mãe dos pobres”. “Irmã Inês é uma referência na defesa dos direitos da população em situação de rua. Iniciou trabalhos de alimentação nas praças do centro da Cidade, como Praça do Ferreira e Praça Coração de Jesus”, informa o requerimento.

Também é destaque o trabalho da religiosa na coordenação do Refeitório São Vicente de Paula, desde 2002, no bairro Benfica, local que atende cerca de 100 pessoas desabrigadas diariamente e faz parte do Projeto Globalização da Caridade, onde a pessoa em situação de rua tem acesso à higienização, almoço, formação profissional, incentivo para retorno à família, assistência espiritual, alfabetização e assistência médica com os voluntários da Sociedade Médica São Lucas.

Em 2009, Irmã Inês fundou o Projeto “Novos Céus, Nova Terra”, que atua como expansão do Refeitório São Vicente, acolhendo 20 jovens do sexo masculino dependentes químicos durante o período de oito meses, desenvolvendo estratégias que vão da atenção amorosa e acolhedora ao atendimento médico psiquiátrico e psicológico, para posterior reinserção dos abrigados na sociedade e no mercado de trabalho.

Irmã Inês nasceu na cidade de Quebrangulo, em Alagoas, em 1946, e faleceu no dia 21 de novembro deste ano, “deixando um legado na luta por dignidade e direitos humanos da população em situação de rua, em um grande exemplo de solidariedade humana e amor ao próximo”, enfatiza o deputado Renato Roseno.

Irmã Inês será representada, durante a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, pela Irmã Vilanneide Ferreira de Souza, da Função Provincial das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Repórter Ceará

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by