Prefeitura de Fortaleza autoriza reabertura da feirinha da Beira-Mar com 50% de funcionamento

A Prefeitura de Fortaleza autoriza, a partir desta segunda-feira (31/05), o retorno presencial parcial das atividades do tradicional Polo de Artesanato da Avenida Beira-Mar.

A permissão para a reabertura com 50% da capacidade consta no decreto municipal nº 15.023, de 29 de maio.

Em visita a avenida Beira-Mar na manhã deste domingo (30/05), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, destacou que o funcionamento da atividade obedecerá a protocolos sanitários e resulta de amplo diálogo com os trabalhadores do local.

Após o período de paralisação devido à pandemia da Covid-19, o Polo de Artesanato volta a funcionar todos os dias da semana com 50% da capacidade, das 16 às 21h, com turnos de trabalho alternados (dia sim, dia não), não ultrapassando o limite de 331 boxes abertos por dia. Atualmente, o polo artesanal possui 662 boxes. O prefeito Sarto lembrou ainda, que assinou a Ordem de Serviço da revitalização do Pólo de Artesanatos da Av. Beira-Mar no dia 13 de abril. O local contará com mais de 3 mil metros quadrados de área construída novos boxes fixos e padronizados, destinados ao comércio para a venda de produtos artesanais e regionais cearenses.

Os serviços terão duração de cinco meses, de acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que executa a obra.O espaço dará lugar à Associação dos Feirantes da Beira-Mar, além de contar com espaços para serviços como caixas eletrônicos, entre outros. Comerciantes e clientes que visitam o local devem respeitar protocolos sanitários com distanciamento social. Haverá controle do número de pessoas que acessam o local, disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e fiscalização do uso obrigatório de máscaras. Também serão instalados gradis com divisor de faixa para organizar melhor o fluxo e o trânsito de pessoas nas dependências do Polo de Artesanato. Os boxes devem funcionar de forma intercalada para evitar aglomeração.

Ascom