Prefeitura de Caucaia lança livro que reúne experiências exitosas na saúde

O Prefeito Naumi Amorim prestigiou na manhã desta quarta-feira (05) o lançamento do livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia”.

A solenidade aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e foi transmitida ao vivo como forma de evitar aglomerações, uma medida em saúde adotada para a não proliferação do novo coronavírus. 

A Instituição foi parceira da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na publicação do livro, que faz um apanhado de 23 textos baseados nas experiências de 11 modalidades profissionais de saúde, entre enfermeiros, médicos, dentistas, residentes, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos e farmacêuticos físicos, psicólogos e farmacêuticos atuantes na Atenção Primária à Saúde em Caucaia.

“Sempre acreditei que íamos conseguir chegar neste nível de aprimoramento no atendimento em saúde e ações realizadas na nossa cidade. Este livro reúne toda a história de Caucaia no que foi feito sobre a saúde do nosso município. Servirá como exemplo para outras cidades”, disse o Prefeito Naumi Amorim.

A primeira dama de Caucaia e deputada estadual Erika Amorim, também participou do evento. Para ela, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, os profissionais da saúde de Caucaia mudaram a realidade  da rede de atendimento buscando a qualidade de vida dos munícipes. “O livro prova isso. 
Parabéns à todos que se esforçaram e que fazem parte do livro relatando suas histórias como modelos exitosos de atendimento no SUS”, disse durante o evento.

Segundo o titular da pasta da saúde de Caucaia, Moacir Soares, uma outra edição já está sendo planejada. “São tantas experiências exitosas que desenvolvemos em Caucaia nos últimos quatro anos que já pensamos em reunir em outra edição do livro”, afirma.

“Dividida em três sessões, a publicação aborda os alicerces para experiências de aprendizagem coletiva, as ferramentas de trabalho pautadas na autogestão, na Atenção Primária à Saúde e educação permanente”, descreveu o superintendente da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcântara Holanda.

A obra é organizada por Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE, e pela Doutora em Saúde Coletiva da SMS, Idalice Barbosa e descreve o trabalho realizado pelas equipes multiprofissionais nos últimos 3 anos a partir dos princípios da Educação Permanente em Saúde e Atenção Básica em convergência com os de Educação Biocêntrica e da Política Nacional de Humanização (PNH) brasileira.

“Estamos felizes pela publicação, que é um conjunto de relatos de experiências dos diferentes processos formativos de qualificação e humanização dos serviços do Sistema Único de Saúde de Caucaia”, finalizou Idalice Barbosa.

ASSINATURA DE PROJETO DE LEI
Ao final do evento, o Prefeito Naumi Amorim assinou Projeto de Lei que institui no âmbito do município de Caucaia o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), veiculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como ferramenta de gestão pública para o desenvolvimento de atividades voltadas à formação de trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto será enviado para a Câmara dos Vereadores para apreciação e aprovação.

ASCOM

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by