#Mundo: Trump diz que apoia povo de Hong Kong após eleições locais

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que está do lado do povo de Hong Kong. A declaração foi feita após a esmagadora vitória de candidatos pró-democracia nas eleições de domingo (24) para os conselhos distritais locais. Apesar dos ganhos obtidos, continua alta a tensão na região.
O presidente americano disse esperar que as coisas em Hong Kong deem certo e que acredita que isso irá ocorrer. Ele afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, é capaz de fazer com que isso aconteça. Declarou ainda que conhecendo ele, isso é o que o líder chinês gostaria de fazer.
Donald Trump não mencionou, entretanto, se vai assinar ou não um projeto de lei que apoia as demandas de Hong Kong por democracia. O lado americano se encontra atualmente em meio a negociações para um enorme acordo comercial com a China. Pequim criticou a legislação, advertindo Washington a ficar fora de seus negócios domésticos. A chancelaria chinesa exige que os EUA impeçam o projeto de se tornar lei. Pequim não comentou diretamente os resultados do pleito de domingo, mas continua a alegar que as atuais tensões em Hong Kong são causadas por interferências externas. (Agência Brasil)

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by