Kantar Ibope Media lança solução exclusiva para o meio rádio

Objetivo do KSR é ajudar o mercado publicitário a analisar o comportamento do ouvinte por meio de seu engajamento nas redes sociais

A Kantar Ibope Media lançou nesta semana o Kantar Social Radio (KSR), uma ferramenta criada para entender melhor o comportamento do ouvinte de rádio e favorecer o planejamento de mídia no mercado publicitário.

Mesmo durante a pandemia, que mudou muitos hábitos e comportamentos, a audiência do meio se manteve em alta: 78% dos brasileiros ouviram rádio nos últimos 30 dias, com consumo médio diário de 4h41min. Três em cada cinco ouvintes consumiram o meio todos os dias.

Dados do Target Group Index indicam que 57% dos brasileiros conectados (que acessaram a internet) ouvem rádio e, destes, 16% o fazem enquanto acessam a internet. Esse número expressivo de ouvintes se reflete nas interações online avaliadas pelo Kantar Social Radio.

O primeiro levantamento especial do KSR, com análises entre janeiro e junho de 2020, mostra que foram mais de 3,5 milhões de tweets sobre rádio ao longo do semestre entre as emissoras da cobertura, com quase 650 mil autores únicos e mais de 987 milhões de impressões.

“O KSR permite que emissoras de rádio, agências de publicidade e anunciantes entendam o que se comenta sobre o meio nas redes sociais, quais os programas que mais engajam os ouvintes e, ainda, a performance dos programas ao vivo ou em análises históricas”, diz a diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media, Adriana Favaro. “Compreender essa repercussão é mais um caminho para entender o que o ouvinte quer, de fato, ouvir”.

Segundo Adriana, o consumidor de mídia é cada vez mais onipresente e trafega sem problemas entre diferentes plataformas. “A instantaneidade das redes sociais conversa muito bem com a agilidade do rádio. Todos os programas hoje possuem um canal direto com seus ouvintes pela internet. Logo, nada mais natural do que escutar o que os ouvintes dizem nas redes sociais”, afirma a executiva.

“Além de mostrar o que o ouvinte fala sobre os programas, o que já é um indicativo das suas preferências e hábitos, o KSR permite que nossos clientes analisem os comentários sobre os programas de rádio”, acrescenta.

CIDADE BIZZ

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by