IBGE começa ensaio geral para Censo de 2020

O ensaio geral para o Censo de 2020 começa nesta terça-feira, no município de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Todos os 64 mil domicílios da cidade vão ser visitados por 180 recenseadores. O Censo experimental é uma forma usada pelo IBGE de testar os questionários e toda a estrutura necessária para a megaoperação do censo do ano que vem.

Segundo o IBGE, estão sendo repassadas as últimas orientações para as equipes de campo e os dispositivos móveis de coleta, que se parecem com smartphones, já estão sendo carregados.  A expectativa é de que os agentes comecem a visitar as residências da cidade mineira na próxima quinta-feira.

Esse grande ensaio geral também começa a ser realizado nesta terça em outros sete estados, em localidades dentro de municípios que reúnem condições diferentes, como condomínios de alta renda, favelas, moradias improvisadas, terras quilombolas e indígenas e domicílios com pessoas que não falam a língua portuguesa.

É o caso de áreas nos municípios de Bujari, no Acre, General Sampaio, no Ceará, Juiz de Fora, em Minas, nas capitais do Rio e de São Paulo, terras indígenas em Jatobá, Tacaratu e Petrolândia, em Pernambuco, e territórios quilombolas em Restinga Seca e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O censo experimental vai ser realizado durante o mês de outubro e novembro e em Poços de Caldas, até o dia 2 de dezembro.

Já será testada em Poços de Caldas a novidade para o censo de 2020, que é a possibilidade dos moradores responderem ao questionário pela internet. Para quem optar por essa alternativa, é necessário solicitar ao recenseador, no momento da visita, um código e uma senha de acesso ao questionário online.

Na ultima semana de setembro, os moradores do município já receberam uma carta com o código e a senha. De acordo com o IBGE, houve resposta de dois mil e 317 domicílios, o que representa 3,6% do total. As residências que participaram corretamente dessa etapa não serão mais visitadas.

Os moradores visitados podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

EBC

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by