HGF inicia testagem para Covid-19 em sistema drive-thru

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, iniciará testagem para Covid-19 no sistema drive-thru a partir da próxima segunda-feira (15). Os exames devem ser marcados previamente pela plataforma Saúde Digital. Os agendamentos serão individuais e intransferíveis.

Foto: Reprodução

O Drive-thru Covid-19 HGF é mais uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Sesa, para ampliar o diagnóstico de coronavírus no Estado. Com o aumento da testagem, será possível mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e quantas ainda estão suscetíveis à doença. O serviço funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h. Os exames serão realizados a cada 15 minutos.

O drive-thru realizará testes de biologia molecular em tempo real. O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (narinas direita e esquerda), por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. A farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF, Goretti Cavalcante, explica que a testagem será destinada a um perfil específico da população. “Nós estamos esperando pessoas que estejam entre o terceiro e o sétimo dias de sintomas leves a moderados da Covid-19, que podem ser febre, tosse, dor de cabeça, entre outros”, ressalta.

Ao acessar o site para agendamento do exame, os interessados devem fornecer dados pessoais e informações sobre os sintomas. “É importante que a população informe corretamente na hora do cadastro e do agendamento do exame quais são os sintomas e quando eles iniciaram porque, se o exame for feito fora desse intervalo, há probabilidade de termos um falso negativo”, alerta Goretti Cavalcante.

A realização da coleta swab no formato drive-thru seguirá todas as normas de segurança necessárias para a proteção da população e dos profissionais de saúde responsáveis pela coleta. O resultado ficará disponível em até cinco dias e poderá ser acessado no site.

Pontos importantes:

– O drive-thru é uma das maneiras do estado do Ceará aumentar a testagem em pacientes com quadros leves, de um modo seguro e ágil, já que a cabine do carro funciona como biossegurança do ambiente;

– Pacientes com quadros moderados a graves precisam passar por avaliação de profissionais da saúde, e portanto devem se dirigir a outros pontos de atendimento presencial como o próprio centro de triagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), UPAs 24h e postos de saúde

Foto: Reprodução

Ascom

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by