Força Nacional reforçará ações de combate ao coronavírus

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Ministério da Saúde por até 60 dias. A Portaria nº 151 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (30).

A Força Nacional de Segurança Pública atuará, de acordo com o planejamento feito em conjunto com o Ministério da Saúde, para prevenção e combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Entre as ações que poderão ser realizadas estão: reforço da segurança para garantia do funcionamento dos centros de saúde; da segurança e auxílio na distribuição e armazenamento de produtos e insumos médicos e farmacêuticos; garantia da segurança e auxílio na distribuição e armazenamento de gêneros alimentícios e no controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos.

Além disso, a Força Nacional poderá ser empregada no patrulhamento ou guarda ostensivos com o objetivo de evitar saques e vandalismos e na aplicação de medidas coercitivas previstas na Lei nº 13.979/2020 e Portaria Interministerial nº 5.

As ações deverão ser obrigatoriamente coordenadas com os governos dos Estados e do Distrito Federal.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fonte: Governo Federal