Defesa Civil alerta para chuvas intensas em duas regiões do Ceará

Cariri e Vale do Jaguaribe podem enfrentar problemas em função de possíveis chuvas intensas.

A Defesa Civil emitiu alerta de chuvas intensas nas regiões do Vale do Jaguaribe e do Cariri. O serviço do órgão previu situações de risco para ontem e também para hoje. Caso elas se confirmem, e a população necessite de auxílio, a orientação é ligar para o número 193.

Desde o último fim de semana, o Cariri vem registrando fortes chuvas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a maior chuva do período ocorreu em Cedro, município de limite do Cariri com a região Centro-Sul. Entre sexta-feira, 23, e sábado, 24, choveu 150 milímetros (mm), o que foi suficiente para encher um pequeno açude da região que estava seco e fazer a alegria dos moradores do distrito de Várzea da Conceição. Em vídeo que circula nas redes sociais, é registrada a recarga do reservatório que “foi dormir seco e acordou cheio”.

Em Juazeiro do Norte, a maior chuva ocorreu entre sábado e domingo: 48 mm. Foi o suficiente para causar transtornos na cidade. Na Praça Padre Cícero, as galerias da drenagem estavam obstruídas, causando inundações em lojas e destruindo parte do piso nas ruas ao redor. No próprio sábado, a prefeitura realizou obras de desobstrução. Já na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (Pirc), o teto e um túnel cavado pelos detentos desabou, o que permitiu que os agentes penitenciários o descobrissem.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, resquícios de frente fria causaram as chuvas na região. “Isso se deve à chegada de sistemas frontais, que são restos de frentes frias, ao sul do Nordeste, se transformando em uma zona de convergência de umidade”. Imagem de satélite mostravam nuvens na tarde de ontem sobre o Ceará por causa da atuação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), “padrão observado nos últimos dias”.

Para Fritz, as chuvas têm características próprias à pré-estação, embora o fenômeno normalmente só ocorra em meados de dezembro. Fritz ainda pontuou a importância dessas chuvas para “preparar o terreno” para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro. “Pode representar algum aporte pros açudes cearenses, pelo menos os de pequeno porte”.

Além do Cariri e do Vale do Jaguaribe, a Funceme prevê chuvas para hoje no Sertão Central e no Sertão dos Inhamuns. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas isoladas, enquanto nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Já para amanhã, a previsão é de céu entre parcialmente nublado e claro em todo o Estado. As exceções são a Faixa Litorânea e a Serra da Ibiapaba, onde deve haver nebulosidade variável, com possibilidade de chuva isolada. (Colaborou Matheus Facundo/ Especial para O POVO)

PREVISÃO

Conforme o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), uma extensão do portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há “baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”

LUCAS BARBOSA

Fonte: O Povo on line 

No Responses

  1. Pingback: sildenafil generic 07/05/2020
  2. Pingback: buy ed pills 20/05/2020
  3. Pingback: best erection pills 23/05/2020
  4. Pingback: buy cialis online 01/06/2020
Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by