Convenções se acumulam no final do prazo em Fortaleza

As convenções partidárias para as eleições municipais deste ano iniciaram na última segunda-feira (31) em todo o Brasil, devendo se estender ainda até a quarta-feira da próxima semana, 16 de setembro. Em Fortaleza, onde boa parte do cenário continua indefinido, a maior parte dos principais partidos que participarão do pleito deixou para realizar a convenção nas vésperas do fim do prazo – no próximo fim de semana ou até nos primeiros dias da semana seguinte, os últimos em que se pode registrar oficialmente as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.


Esse movimento, que abarca duas das legendas de maior relevância no pleito municipal deste ano (PT e PDT), não se limita a elas, englobando também parte dos partidos menores: o Psol, que planejava realizar a convenção no último sábado (5), adiou o evento para o próximo dia 14, na semana que vem, na data que marca o aniversário de dois anos do assassinato da então vereadora pelo partido Marielle Franco, no Rio de Janeiro. A convenção do Psol lançará o deputado estadual Renato Roseno para disputar a Prefeitura.


Em comunicado divulgado pela Executiva, o Psol pontuou que o adiamento se deu por uma recomendação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) de que as convenções realizadas até o dia 6 devem acontecer de modo totalmente virtual – e poderiam ser feitas presencialmente, com limite máximo de 100 pessoas e respeito às regras sanitárias, apenas a partir do dia 14. “Decorre, portanto, dessa orientação e da opção pela realização da Convenção Municipal em formato misto, presencial e virtual, a redefinição da data de sua realização”, explica a nota da legenda.
O PT e o PDT seguem na indefinição em meio às articulações para unir as duas legendas já no primeiro turno. A união é de interesse principalmente do governador Camilo Santana (PT), que, apesar de petista, é mais ligado ao grupo político dos Ferreira Gomes e do PDT e, se repetir o comportamento adotado em 2016 (quando houve candidaturas concorrentes de PT e PDT em Fortaleza), deve assumir uma postura neutra na hipótese de a aliança não vingar. Os acordos esbarram no nome de Luizianne Lins, já lançada internamente no PT para representar o partido no pleito da capital cearense e desafeto dos Ferreira Gomes. A convenção do PT está marcada para o próximo dia 13, domingo, enquanto a do PDT ainda não tem definição (embora haja interesse de realizá-la no dia 12).


Também ficarão para os últimos dias as convenções do Solidariedade (que vai lançar o deputado estadual Heitor Férrer), do PV (que deve oficializar a candidatura do deputado federal Célio Studart) e do PSL (que lançará o deputado federal Heitor Freire).
Entre as principais candidaturas, uma que não deixará a convenção para o fim do prazo é a do deputado federal Capitão Wagner (Pros), cujo partido homologa oficialmente hoje a chapa, com o nome do vice devendo ser publicizado também esta segunda-feira. Wagner, em estratégia de natureza diametralmente oposta à da base governista, tem trabalhado o próprio nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza já há vários meses – ou anos, a depender do entendimento.


Lançadas
A capital cearense já teve registrada a candidatura de partidos de pouca expressividade, como no caso do Patriota, que não tem representatividade no Legislativo municipal de Fortaleza ou no estadual. Foi lançada na última semana a candidatura do ex-vereador Samuel Braga, que é hoje presidente estadual do partido, tendo como vice a advogada Roberlene Rodrigues. A chapa, que foi acompanhada pelo lançamento de 60 candidatos a vereador pela legenda, estampa o lema “por uma Fortaleza socialmente justa, ecologicamente sustentável e economicamente viável”.


Foi homologada também a candidatura da professora da rede municipal Paula Colares para disputar a Prefeitura pelo Unidade Popular (UP), o partido mais novo do Brasil, criado em 2016 e que vai disputar suas primeiras eleições este ano. A chapa inclui também o bancário Serley Leal como candidato a vice e sinaliza proximidade com o movimento estudantil e pautas feministas.

OE

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by