Com novo decreto, municípios seguem na fase atual do plano de retomada da economia

Governador informou ainda que as equipes da saúde vêm conversando com representantes daqueles setores ainda não autorizados a funcionar, para que seja definido o momento mais adequado da retomada, sempre colocando a saúde como prioridade nas decisões

O novo decreto estadual deliberando sobre o isolamento social e ações permitidas nos municípios cearenses, observando a etapa de cada macrorregião, passa a valer a partir da próxima segunda-feira (10). De acordo com o dispositivo, todas as cidades cearenses devem permanecer na fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais em que se encontram no momento. A decisão foi anunciada pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (7), em suas redes sociais, após decisão do Comitê Científico criado para discutir ações voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Ceará.

“Em reunião com o Comitê formado pelos nossos profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, Prefeitura e Ministério Público Estadual e Federal, avaliamos o cenário da pandemia do coronavírus no Ceará e todas as ações que vêm sendo tomadas. O próximo decreto, que entra em vigor na próxima segunda-feira (10), manterá as macrorregiões de Saúde nas atuais fases”, informou Camilo.

Com a decisão do colegiado de manter os 184 municípios cearense no quadro atual de retomada das atividades, a Capital e os municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 4; as macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Norte na Fase 2; e o Cariri na Fase 1.

Diálogo

Mesmo Fortaleza e os municípios que compõem a sua Macrorregião estando na última fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, o Comitê decidiu pela não reabertura, ainda, de alguns setores, cujo potencial de aglomeração e proliferação do coronavírus pode ser maior.

Contudo, Camilo Santana ressaltou que conversas entre os profissionais da Saúde e representantes dos segmentos seguem sendo realizadas para avaliar momento mais propício para o retorno dessas atividades sem risco de uma piora nos indicadores. “Nossas equipes continuam fazendo avaliações e mantendo contato com os setores ainda não autorizados ao funcionamento, como eventos, bares e cinemas, analisando caso a caso, para que todas as decisões sejam tomadas de forma segura e responsável, e para que não haja piora do cenário, que vem apresentando avanços semana a semana”, comunicou.

O governador enfatizou que, antes de tudo, a prioridade neste momento é cuidar da saúde da população e que essa tem um papel importante no trabalho conjunto de vencer a pandemia. “Nossa prioridade absoluta será sempre proteger vidas. É fundamental que todos colaborem, sempre usando máscara e evitando aglomerações”, reforçou Santana.

Testes

O governador Camilo Santana também citou que o Ceará ultrapassou nesta sexta-feira a marca de 500 mil testes realizados em todo o estado. “Somos um dos estados que mais testam no Brasil, e vamos continuar realizando cada vez mais exames. Isso nos permite maior eficácia nas estratégias e tomadas de decisão no enfrentamento à pandemia. Temos realizado pesquisas epidemiológicas na capital e no interior; instalamos drive-thru de testagens em dois pontos da capital (HGF e Shopping Rio Mar Kennedy), além da ampliação dos pontos de coleta nas unidades de saúde de todo o estado. Juntos, com trabalho e transparência, vamos vencer esse desafio”, afirmou o governador.

ASCOM

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by