Câmara entrega Medalha Boticário Ferreira ao pastor Ozires Pessoa e comemora 107 anos da Assembleia de Deus

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (19) sessão solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Pastor Ozires Teixeira Pessoa e a comemoração dos 107 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. As homenagens foram solicitadas pela vereadora Priscila Costa (PRTB) e aprovadas pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pela vereadora Priscila Costa (PRTB), no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa solene contou com as presenças do pastor Orizes Teixeira Pessoa, presidente da COFRADECE e da Assembleia de Deus Montese (homenageado da noite); pastor José Teixeira Rêgo Neto, presidente da COMADECE e da Assembleia de Deus Bela Vista; pastor Maurino Pinheiro do Nascimento, presidente da Assembleia de Deus Ministério Fortaleza; pastor Messias de Castro e Silva, segundo vice-presidente da Assembleia de Deus Templo Central; Sérgio Costa, primeiro vice-presidente da Assembleia de Deus Bela Vista e ex-vereador; vereador Dalmácio, do município de Caucaia e pastor da Assembleia e Deus do Templo Central; Gélson Ferraz, ex-vereador de Fortaleza; vereador Maírton Félix (PDT), segundo secretário da CMFor.

Inicialmente foi apresentado um vídeo contando a história da criação da Assembleia de Deus. Em sua saudação aos presentes e homenageados, a vereadora Priscila Costa disse que decidiu realizar a homenagem porque a história da Assembleia de Deus no Brasil lhe traz muita emoção. “Dois jovens abandonaram tudo para servir. Ai aparece uma mulher Maria de Jesus Araújo, era uma representante nordestina. Ela incendiou sua fé, sua consciência e foi impossível não fazer a diferença, onde passou. Então ela retornou ao Ceará. Deus incendiou a todos para que possam atuar com sua fé em prol da nossa igreja”, disse.

Em seguida, foram concedidos certificados aos pastores José Teixeira Rego Neto e Maurino Pinheiro do Nascimento. Em seu agradecimento, o pastor José Teixeira Rego Neto disse sentir-se agradecido a Deus pela vida, testemunhando que a igreja, que começou pequena e vista como rebelde, porque ensinava o batismo pelo espírito santo, hoje tem se mostrado próspera em todo o País. Segundo ele, os fundadores, os jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg foram expulsos dos locais que escolheram evangelizar, mas tinham a fé inabalável e então surgiu a Assembleia de Deus. “Vimos essa linda história. No seu começou tivemos perseguições oriundas das mais diferentes classes da nossa sociedade. Lembro-me de meu pai, pastor Luiz Bezerra da Costa que tinha na sua testa do lado direito uma pequena cicatriz feita por uma pedrada. Quando ele jovem pregando numa das praças foi apedrejado. Mas o livro sagrado diz que a porta que Deus abrir ninguém fecha. A nossa porta foi Deus que abriu”, ressaltou.

Ele prestou homenagem às mulheres que participam da Igreja, em especial a vereadora Priscila. Agradeceu a Deus pelos 107 anos da Assembleia no Brasil, e destacou uma frase do livro sagrado que diz que “passará o céu e a terra, mas minha palavra não passará”.

O pastor Maurino Pinheiro do Nascimento, no seu agradecimento, disse que trabalhou 38 anos na Bela Vista, e jamais poderá se apartar da comunidade que considera sua família. “Temos vocês como irmãos. Fico satisfeito. Até aqui Deus nos ajudou. Foi luta tremenda desde o começo. Hoje estou na Assembleia de Deus, ministério de Fortaleza. Estamos gratos a nossa vereadora, que lembrou de mim. Quando ela chegou fez um pronunciamento maravilhoso e fizemos o que estava ao nosso alcance e hoje ela está aqui nessa casa, nos representando”, detalhou..

Em seguida o coral Maranata, que completou 54 anos, fez uma apresentação, aos presentes. O Coral e a Igreja da Bela Vista concederam um certificado à vereadora Priscila Costa das mãos da pastora Edna. Recebeu também a homenagem o pastor Ozires Teixeira Pessoa

Na segunda parte da sessão, o pastor Ozires Teixeira recebeu a Medalha Boticário Ferreira, das mãos da vereadora Priscila Costa. Em sua saudação, ele contou um pouco de sua história. “Vindo do interior para Fortaleza. Fui adotado pela família do José Teixeira Rego. Com 19 anos não havia frequentado uma escola. Vim para Fortaleza servir o exército e começaram a abrir as portas. Naquela época vi uma jovem de olhos verdes que preencheu meu coração. O tempo foi passando e há mais de 50 anos Deus nos uniu. Tivemos quatro filhos, todos hoje casados e vivendo bem. Sou grato a Deus por isso. Sou grato a todos que estão aqui, principalmente os pastores.”

“Quando cheguei em 1957 só havia o templo central. Depois novos trabalhos foram sendo abertos. Até que um dia decidi me dedicar e Igreja e sai do emprego, minha esposa ficou assustada, mas conseguimos muitas vitórias. E elas não devemos a mim, mas a Deus. Hoje estamos em 107 municípios, Deus vem nos abençoando e nos agraciando. Estou com 80 anos, mas não paro, as vezes caxingando, mas Deus tem me dado saúde até agora. Quero agradecer a Câmara e a vereadora Priscila Costa. Todos aqui são responsáveis por essa medalha, não só eu. Grato a todos!” concluiu.

Perfil

No dia 4 de janeiro de 1938, nascia em Uruoca, naquela época distrito de Granja, Ozires Teixeira Pessoa, décimo filho de um total de dezesseis do casal João Rodolfo Pessoa e Geny Teixeira Pessoa. Já na infância, em Tianguá, cidade adotada pela família Pessoa, para a moradia e trabalho através da conversão dos pais no ano de 1945, tem os primeiros contatos com o evangelho, vido batizar-se em águas no dia 16 de agosto de 1955, na praia das almas em Bitupitá, outrora município de Camocim.

No ano de 1957 veio morar em Fortaleza,. na Casa do pastor Geral da Assembleia de Deus no Ceará, Pr. José Teixeira Rego, vindo desta forma a ter os primeiros contatos com o ministério e vocação pastoral. Em 1967, casa-se com Sara Bezerra Costa Pessoa, sua fiel companheira tanto na criação dos filhos, manutenção do lar, como também no ministério. Do matrimônio nascem quatro filhos: Adriano, Felipe Arley, Osiris Júnior e Carlos Levi, hoje casados e que já lhe deram quatro netos, Ana Gabriela, Caio Levi, Lucas e Rebeca.

No ano de 1970, na Assembleia de Deus Bela Vista é consagrado ao Diaconato, função esta que costuma dizer que ainda a exerce; seguindo no ano de 1973 é levado ao presbitério em 1979, é ordenado pela COMADECE a evangelista e em 1983 ao pastorado.

Formando em Teologia, Ciências Contábeis e Administração tinha planos de seguir a carreira executiva no mundo dos negócios, mas o chamado do mestre falou mais alto em seu coração, sendo que no dia 13 de dezembro de 1984, assume a presidência da Assembleia de Deus Ministério Montese, que na época contava com duas congregações na Capital: Serrinha e João XXIII e duas no interior do estado: Pentecoste e Joatama, em Quixadá. Desafio assumido. Deus fala ao seu coração, já no ano seguinte, que ele deveria abrir trabalhos, pois Ele abençoaria sua vida e ministério, sendo que no ano de 1985 já existia na AD Montese, 11 congregações, além da sede. Hoje a igreja que está sob sua liderança tem aproximadamente 423 congregações em todo o estado do Ceará.

Modelo administrativo da Ad Montese hoje é copiado por muitas igrejas por conta do sucesso do mesmo. No ano de 1993, funda a CONFRADECE, convenção esta que agrega não somente a AD Montese, mas também aproximadamente 65 igrejas no Ceará, Pernambuco e Pará.

Fonte: http://cmfor.ce.gov.br

No Responses

  1. Pingback: data sidney 20/05/2020
  2. Pingback: https://internetnews.net.pl/forum/ 26/05/2020
Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by