AL lança Campanha Brasileira do Laço Branco

A Assembleia Legislativa lança, nesta sexta-feira (06/12), às 9h, no Salão Nobre da Presidência da Casa, a Campanha Brasileira do Laço Branco – homens pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa será apresentada aos deputados, seguida de distribuição de material informativo.

A procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), salienta que é imprescindível a participação dos homens no debate sobre violência contra a mulher. “A Lei Maria da Penha não veio só para punir o agressor, ela trabalha com a prevenção, que é o mais importante. É nessa intenção que a gente convoca os homens a participarem desse debate e desconstruirem, juntos, o machismo em nossa sociedade, construindo uma convivência de harmonia entre homens e mulheres”, diz a parlamentar, autora da iniciativa.

Às 14 horas, no auditório Murilo Aguiar, acontece transmissão e debate do documentário “Precisamos falar com os homens”, uma iniciativa da ONU Mulheres. O evento conta com a participação do psicólogo Daniel Costa (Instituto Promundo).A Campanha Brasileira do Laço Branco objetiva sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, com base em ações educativas. A data 6 de dezembro, definida para a iniciativa,  marca o dia em que um jovem de 25 anos atirou contra estudantes da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, matando 14 mulheres e ferindo outras 14. Depois suicidou-se. O crime ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social.

A Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. No Brasil, algumas iniciativas pontuais começaram a ser delineadas em 1999, por meio de atividades dirigidas a essa temática, realizadas em Recife, pelo Instituto Papai e, em Brasília, pelo Promundo, com o objetivo de ampliar cada vez mais a rede, sensibilizando profissionais e/ou comunidades em geral. O lançamento oficial da campanha foi realizado em 2001.

SERVIÇO:

09h – Salão Nobre da Presidência
Apresentação da Campanha do Laço Branco para os deputados
14h – auditório Murilo Aguiar
Lançamento oficial da campanha e cinedebate com o psicólogo Daniel Costa, do Instituto Promundo


Da Redação/com Assessoria

Participe, envie sua notícia direto para o nosso Whatsapp.
Powered by